Pobre de marré-marré!

Conversando com um amigo ontem, despertou-me um sentimento antigo, o qual vou compartilhar com vocês.

É sobre essa tese religiosa-cristã, de acordo com a qual a fé, o comprometimento religioso e a vida santa proporcionarão benefícios da parte de Deus, traduzido na forma de trabalho, dinheiro, até mesmo carro e casa. Muitos levantam essa bandeira. É a chamada "teologia da prosperidade", que você certamente já conhece.

Mas, por favor, deixe-me fazer uma reflexão. Pense comigo.

Jesus é o centro e maior referência da fé e da doutrina cristã. Veja a sua vida. Nasceu pobre, viveu pobre e morreu pobre. Nasceu sem dignidade, fugido, no meio de animais, como bicho, "porque não havia outro lugar"... Durante a vida, chorou, sofreu e agonizou; "não tinha onde reclinar a cabeça". E morreu também sem dignidade, torturado numa cruz, seminu, como um malfeitor, trocado por um bandido da pior espécie.

Sua morte foi semelhante ao que meu avô fazia com os cabritos na sua casa: pendurava o bode num pedaço de pau, perfurava a jugular e esperava a morte vir aos poucos, agonizadamente... Terrível! E os seus maiores seguidores também não tiveram vida fácil. Pesquise.

Sugiro outros questionamentos. Jesus obrou muito milagres. Dentre eles, alguma recompensa material? Desconheço. Nunca ouvi falar que Jesus distribuía trabalho, moradia, riquezas ou conforto... Pelo contrário: "quem quiser me seguir, pegue a sua cruz e siga-me". Me parece justamente o oposto de tudo isso. Os valores de Cristo não são materiais, mas espirituais, porque, apesar de ser rei, "o seu reino não é deste mundo".

Acho super positivo buscarmos ascensão social, bons empregos, altos cargos, uma vida confortável, desde que seja por esforço e mérito, e não com trapaças. Corra atrás de dinheiro aí, que eu corro atrás de dinheiro aqui, e agradeçamos a Deus por cada conquista. Mas não faça deste seu projeto de vida um plano divino. O Mestre tem certamente outras preocupações com você...

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, tbm concordo com a sua visão. A conquista de bens materiais como consequência da benção e do amor de Deus é um dos "valores" que mais confronta a justiça e o amor divino. Os milhares de filhos de Deus que nunca tiveram a oportunidade de sair da miserabilidade, em todos os aspectos, seriam ainda condenados a carregar o fardo de não merecem sequer o amor ágape! E para piorar, a justiça só seria feita para com aqueles que tiveram mais oportunidades de um vida com dignidade e cidadania!!!

    ResponderExcluir
  2. Leo,
    Reflexões como essas precisam ser divulgadas, semeadas por esse mundo afora. Não podemos desacreditar do ser humano, devemos amá-lo como a nós mesmos...
    Assim, tomo a liberdade de divulgá-la!
    Parabéns pela pessoas que és. Que Deus Ilumine sempre o teu caminho.
    Um abraço fraterno,
    Monica Dantas

    ResponderExcluir
  3. Mônica, obrigado pelas palavras!
    Eu escrevo o que acredito e não tenho nenhuma timidez em divulgar estes pensamentos. Por isso fiz um blog.
    Que esta mensagem que chegou até você, chegue a outras pessoas também.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir