A religião: a minha e a sua.

Depois de pensar durante anos e ter experimentado algumas realidades no passado, tenho atualmente admitido que religião não pode ser tratada como política partidária, time de futebol ou concorrência de mercado. Quero dizer que rivalidade não combina com espiritualidade... Este não deveria ser um espaço para paixões e fobias, mas para experiências serenas e elevadas, acima das picuinhas típicas da nossa realidade sensível. Religião não era para ser defendida, porque não deveria ser atacada.

Tenho dito que o problema da religião é a verdade. Por outro lado, sem verdade não há religião... Será que a verdade de tudo o que há - além do perceptível e do imaginado - consegue ser decodificada com toda a amplitude e mistério em forma de linguagem, escrita, sistematizada e racional? Muitas perdas nessa manufatura, muitos mistérios permanecerão mistério... Quando se estabelece uma verdade, ao mesmo tempo elegemos infinitas mentiras, ou seja, todo o resto! A partir daí, essa confusão e disputas, que torna a religião tão medíocre quanto repugnante...

Não quero relativizar tudo e acreditar em nada. A verdade sempre estará aí, nos convencendo das coisas. Acho que a verdade deveria ser mais sagrada do que a própria religião, e o mistério de uma poderia conter a arrogância da outra... Mas não há humildade na religião. Esta, por função, assume o pretensioso papel de dar respostas certas a enigmas ainda mais certos. E o religioso, por sua vez, acaba por revestir-se desse mesmo espírito...

Meu pai me disse que religião serve para tornar o homem melhor. De lá pra cá, tenho acreditado nisso (é uma questão de fé). Portanto, se a sua religiosidade lhe faz bem, se te ajuda a ser uma pessoa melhor - para si e para o mundo - você encontrou a religião certa, pode acreditar! Viver é uma oportunidade, e das melhores. Faça o melhor da vida, o melhor possível...

Axé! (pra quem é de axé).
Amém! (pra quem é de amém).

2 comentários:

  1. Leozinho,

    Lhe peço licença para fazer minhas considerações sobre seu texto. Vou tentar pontuar partes do texto e espero ter significância ao final.

    “Quero dizer que rivalidade não combina com espiritualidade…”

    Acho eu que o problema é anterior ao combinar, está no confundir espiritualidade com religião, espiritualidade não está atrelado aos homens de religião, é mais comum geralmente em pessoas não religiosas, demonstro meu ponto de vista:
    http://www.ministeriodareconciliacao.net/ultimos-tempos/fe/1436-na-holanda-igrejas-estao-fechando-as-portas-
    O link acima demonstra que na Holanda as igrejas estão fechando por falta de fiéis. No abaixo você verá o mesmo com as cadeias: http://virgula.uol.com.br/legado/holanda-pode-fechar-presidios-por-falta-de-presos
    É uma correlação interessante. No mais se elevar espiritualmente é buscar estar em contato com uma energia superior, não é seguir regras para receber um prêmio no final da vida, apenas minha humilde opinião.
    A espiritualidade é inerente ao ser humano ele não precisa de uma capela, de um pastor, padre, macumbeiro ou qualquer outro ser entre ele e a energia criadora da vida, que nós denominamos: Deus. “Rache uma lasca de madeira e EU estarei lá; Levante uma pedra e ME encontrará”

    “Por outro lado, sem verdade não há religião…”
    Falar em verdade e religião é algo complicado, a religião tem muitos dogmas, porém, relacionamento com a verdade não é algo que eles possuem facilmente encontrado em sua história.
    A história da Bíblia demonstra isso, Constantino demonstra isso. A escolha dos textos que entraram na bíblia no Concílio de Niceia foi feito para separar o homem de Deus, para que ele a partir daquele momento precisasse de alguém para intervir por ele junto a Deus, e assim o ser subserviente. http://biosofia.net/2005/09/21/o-concilio-de-niceia/
    Os escritos de Nag Hamaddi demonstram o quanto da bíblia foi removido. Quem esconde textos não me parece interessado em verdade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Querida "Anônima" (hehehe),

    Importantes ponderações, as suas... Certamente enriquece este singelo, porém sincero, texto.
    Sempre, sempre escrevo pensando em estimular reflexões, muitos mais do que em ser preciso.
    Por isso, agradeço e sinta-se convidada a dar outras contribuições (quanto mais, melhor).

    Obrigado.

    ResponderExcluir