Eu tiro o chapéu para o Plano Real

Eu entendo muito pouco de muita coisa. Uma delas é "economia". Crise vai, crise vem, eu acompanho o noticiário e fico meio perdido no meio de tantas explicações e análises... Com muita insistência, vou captando uma informação aqui, outra alí, fugindo da completa ignorância, nesse universo estranho de pesquisas, estatísticas, especulações, projeções, etc.

Mas uma coisa eu acho que nunca vou compreender mesmo: é o tal do "Plano Real", que para mim é quase um mito, coisa de super-herói.

Eu era muito pequeno na época dos juros estratosféricos, incontroláveis. Mas ainda me lembro de comprar um leite em um dia e no outro estar mais caro, e no outro estar mais caro, e no outro estar mais caro... Parecia que as coisas eram assim mesmo e iam ser para sempre. Ser milionário era coisa pouca, um fubá custava mil cruzeiros...

Vários planos econômicos tentaram pelo menos amenizar a situação, e nada... O Plano Real era mais um - a moeda já tinha mudado várias outras vezes. Não era mais um: o Plano Real mudou a história do Brasil!

A estabilidade econômico-financeira, a fantástica e inacreditável derrocada dos juros, a valorização da moeda e o aumento multiplicativo do poder aquisitivo foram coisas jamais imaginadas por mim. De repente nosso dinheiro e o dólar estavam pário à pário. Até hoje não sei como isso aconteceu. Foi um milagre em proporções continentais. Um divisor de água na vida dos brasileiros. O fubá caiu para centavos...

Por isso eu tiro o chapéu para o Plano Real.

Quem souber explicar isso pra a gente, com rigor técnico e linguagem acessível, pode me avisar que eu garanto que publico no meu blog. No meu blog, na Veja e na Folha de São Paulo. Eu garanto.

3 comentários:

  1. Vai publicar na Veja e na Folha? Menino, que prestígio! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas quem pode te explicar bem e com uma linguagem clara é Miriam Leitão, no seu livro Saga Brasileira. Não só a hist´ria do Real, mas a hstória econômica brasileira. O preço do livro também é bastante acessível, quase uma pizza de final de semana...
    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Léo,
    Nós temos um Paraibano, careca, gordinho, mais baixo que alto, ali de Sapé que com toda a certeza pode não só explicar o plano em si mas o porquê do milagre. O Ministro da Fazenda que lançou o Plano foi o nosso grande Presidente Fernando Henrique Cardozo que o iniciou com o PAI - Programa de Ação Imediata. Acho que o personagem que sugiro para consulta é a oportunidade do contraponto. Não sei, a esta altura, se temos cacife para contactá-lo e receber sua atenção, mas deixo a dica: Maílson da Nóbrega. Quem sabe você possa nos enriquecer com mais conhecimento sobre o Plano real. Lourdinha

    ResponderExcluir