Dormir também é viver!

Conheço pessoas que têm quase pavor por dormir, porque acham que isto é "deixar de viver", é estar morto por horas... Fiquei bastante chocado com a declaração, pois nunca havia pensado dessa forma.

Analisando por este lado, realmente, quando se dorme, fica-se imóvel, inconsciente, mudo, surdo, "apagado", morto. A vida recomeça a cada despertar... Há quem argumente que todos nós dormiremos eternamente, um dia, no caixão (haverá tempo pra isso), e que portanto devemos aproveitar a vida ao máximo, dormindo o mínimo possível.

Aprofundando estes pensamentos, fazendo os cálculos, considerando uma média padrão de 8 horas diárias de sono, o equivalente a 1/3 das 24 horas do dia, chegamos ao surpreendente resultado de que, aos 30 anos de idade, 10 destes passamos dormindo. Os neuróticos resumem os cálculos assim: a cada 30 anos que passa, 20 foram vivos e 10, mortos! Saravá! Sai pra lá neura!

Acho que a brevidade da vida nos assusta diante da morte (por mais que vivamos 120 anos, como queria meu pai, ainda é muito pouco, comparado à eternidade da natureza, do cosmo). A morte, na verdade, é um evento próprio da vida, que pode ocorrer, sem nenhum pessimismo, a "qualquer momento", com "qualquer um de nós".

Tenho pensado que o mais importante da vida não é viver (ou até mesmo viver bem), mas viver certo, "em paz com o mundo e comigo" (como canta Chico César). O mais importante não é andar rápido ou muito, chegar longe, mas estar no caminho certo, trilhando experiências que nos eleve como pessoa, como gente, que nos ensine coisas boas e valiosas (aquelas que não tem preço).

Eu, particularmente, quero morrer (não agora, é claro, nem daqui a pouco). Quero morrer porque quero viver esta experiência pela qual todos passam, invariavelmente... É uma forma de me sentir "humano", na mais concreta expressão da palavra, e eu gosto disso. Além do mais, acho que a vida não seria tão sem graça, ao ponto de sermos finitos. Algo nos espera. Algo continua...

Voltando à dormida, é a coisa que eu mais quero hoje! E sem peso na consciência. Ontem dormi às 3 da madrugada (por ocasião do aniversário de meu irmão) e acordei logo cedo para o trabalho... Pensando bem, estou com saldo positivo da noite anterior... Sai neura!

3 comentários:

  1. "Dormir é... digamos recalibrar!

    Medir nossas ações do dia vivido. Temos a presunção de falar: "A Vida é minha! Faço dela o que quiser!" e sabemos não ser verdade. A vida não é nossa, apenas usufruimos dela. Daí, a necessidade do "sono" - por mais que não queiramos, que o desprezemos, uma hora ele lhe pega e esteja você onde estiver, será vencido por ele. O sono é a base de sustentação do corpo e da mente. Através dele conseguimos repor nossas energias físicas e o nosso equilíbrio emocional. Nada melhor do que um bom sono para nos sentirmos "renovados". O Engenheiro dessa obra humana, é infalível. Ao construí-la, pensou nos mínimos detalhes necessários a cada uma delas: "O Tempo". E, de acordo com esse tempo de "utilidade", Ele determina o limite de uso pelo então "inquilino", denominado aqui (ser humano). E como presunçosos que somos, estabelecemos regras - (8 horas de sono), 1/3 do dia (24 horas) - outra regra imposta pelo humano. As horas não foram estabelecida pelo Criador, fomos nós humanos que a estabelecemos. Daí o sono não poder respeitar a regra do humano, não atender o "tempo" por ele determinado. Cada máquina, de acordo com o seu verdadeiro tempo, estabelecido pelo seu Criador, tem o seu grau necessário para a sua eficácia.

    PS.: ... "acabei de acordar...!!!! rss
    Bom Dia!
    Beijo grande,
    Monica Dantas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Léo.

    É interessante como você tem o dom de tratar coisas sérias numa forma tão leve. O sono é algo imprescindível ao ser humano. Faz bem a saúde mental, ao bom humor, ao descanso do corpo e a restauração das forças. Principalmente após uma jornada de trabalho, uma festa ou mesmo uma doença. Nada mais restaurador que uma noite bem dormida, uma soneca quando o calor está infernal, um cochilo daqueles que a cabeça parece estar em queda livre e nos sobressalta. Nessas horas, meu amigo, nada como mergulhar nos braços de Morfeu e deixar rolar. heheheheheh. Lourdinha

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião não tem coisa mais prazerosa na vida do que uma boa noite de sono...conheço pessoas que têm insônia, perturbação silenciosa que maltrata seu relógio biológico, sua sincronicidade natural. Um tormento... Jamais quero sofrer desse mal. E como vc bem lembrou Léo, como é bom dormir "em paz com o mundo e comigo"... Bjs

    ResponderExcluir