Um peixe fora d'água...

Fiquei realmente "intrigado" com o vídeo que vi há pouco. Vou explicar e quero que você dê a sua opinião aqui no blog para eu ler. Peço inclusive aos juristas que eventualmente tenham acesso a esta postagem para apresentarem uma posição mais técnica, se for o caso. Confesso que estou confuso!

Encerrado o julgamento do mensalão no dia de hoje, o recém presidente Joaquim Barbosa tomou a palavra para agradecer a alguns assessores que o ajudaram ao longo destes sete anos, e coisa e tal. O ministro Marco Aurélio ficou indignado com a atitude, disse que este tipo de manifestação nunca existiu na história do Tribunal, que ele deveria fazê-lo pessoalmente a cada um, que isto não deveria constar em ata, etc. Um pouco depois, o ministro Fux também pediu que isso não constasse em ata. O que o Barbosa fez, você deve imaginar: continuou seu agradecimento.

Ele questionou algumas coisas: onde está proibido isso? A resposta é que está implícito e que é a "liturgia" da casa. Ele também disse que já viu ministros fazerem exaltações a homens públicos e não-públicos, e que não via problema em agradecer aos servidores que colaboraram de maneira tão importante nos bastidores dos trabalhos... Veja você mesmo:



Que liturgia é essa? É missa? A toga é uma batina? O ministro é um sacerdote à moda antiga, blindado por formalidades e segredinhos? Todos sabemos que, por traz dos ministros, há um volumoso trabalho de muitos e competentíssimos assessores, que elaboram teses, fundamentam argumentações, etc. E qual o problema? Que heresia é essa, divulgar (eventualmente) o nome de algum assessor? O coroinha também ajuda, ora?

Acho que o Barbosa às vezes falta com a diplomacia, passa da conta... Mas o vejo sobretudo como alguém mais preocupado em fazer justiça nas suas decisões, além das formalidades... Sinto que ele paga o preço de não dominar muito bem as "liturgias" do negócio. Às vezes o sinto como "um peixe fora d'água"... Me lembro quando, no casamento da família real, a Kate fazia coisas normais, mas que eram consideradas "garfes" pelos comentaristas... Sai pra lá! Quem aguenta uma missa de costas e em latim? Será Barbosa o Lutero que precisamos? Ou sou eu que não estou entendendo nada? Me ajuda aí!

5 comentários:

  1. o Marco Aurelio queria ir ao banheiro

    ResponderExcluir
  2. Léo,

    É sempre assim. Muitas pessoas desconhecem o que costumo chamar de Relações Humanas no trabalho. Lembro muito bem que agradecer e enumerar as pessoas que assessoram trabalhos qualificados ou não, é ato de justiça, é atribuir méritos aos que se esforçaram para que conseguíssemos nossos objetivos. Realmente me assusta que alguns Ministros sintam-se atingidos, incomodados pelo agradecimento público, pelo reconhecimento. É muita prepotência, para não ser grosseira. Ponto para o Ministro Presidente Joaquim Barbosa. Demérito para os que só enxergam os seus umbigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, D. Lourdes. É importante ver um comentário da senhora a esse respeito, uma jurista inteligente, experiente e sensata. Para mim foi importante. Um abraço.

      Excluir
  3. Para quem não viu o video do agradecimento do Ministro Joaquim Barbosa, aqui o link http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/joaquim-barbosa-faz-agradecimentos-no-termino-do-julgamento-e-discute-com-ministro/2299052/

    ResponderExcluir