A macumba de Pachoca

Pachoca era uma mulher de vida fácil. Prestava serviço no baixo meretrício de Santa Rita na década de 50. Chegara por lá aos quatorze anos, expulsa pelo pai, quando descobriu que a menina não era mais "moça". No entanto, ela podia apostar que sua vida era bem difícil, e o demostrava com argumentos bastante convincentes. Não queira saber...

Pachoca fazia a alegria dos varões da região e, por isso mesmo, às vezes ocasionava algumas confusões. Acho que Pachoca aprendeu tudo muito cedo, pois, passados alguns anos, enfrentava os problemas com muita propriedade e uma expontaneidade surpreendente. Não tinha nada a perder.

Era segunda-feira, logo cedo, umas oito da manhã. No meio da rua, a esposa foi tomar satisfação com Pachoca. Se atracaram ali mesmo e, naquele puxa-cabelo, alguém interveio separando-as.

   - O que é isso, comadre? Vá pra casa! Não se troque com essa mulher... Vá para casa.

   - Ela tá fazendo macumba pra tirar o meu marido! Ela tá fazendo macumba!

Pachoca responde enfaticamente de imediato, com a autoridade de uma especialista no assunto. Levantando a saia com a esquerda e batendo na "bicha" com a outra, falou orgulhosa:

   - Olha aqui a minha macumba! Olha aqui a minha macumba!

Ao que dizem, a macumba de Pachoca deixou muitos homens "apaixocados"...

4 comentários:

  1. Não sei nem o que comentar kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Léo.
    É por essa sua veia, misto de autor e intérprete que sou sua fã número 2,sim porque a número 1 nós sabemos quem é, kkkkkkkkkk.
    Pachoca, como tantas outras ditas de vida fácil, carregou nos ombros uma história de sofrimento e dor. Ao mesmo tempo patrocinou histórias tristes e pitorescas como a que você relata.
    Eu sou testemunha, não ocular mas contemporânea do fato e aos que possam duvidar desistam, é verdade, aconteceu. Creio que a esta altura os envolvidos já partiram desse mundo,mas como se dizia antigamente: "morre o homem e fica a fama." Pachoca destruiu de forma curta e grossa a justificativa da pobre esposa traída que foi até a zona na defesa de seu homem - enfeitiçado e, tristemente, saiu desmoralizada,declarada incompetente nas artes do amor,em alto e bom som. A competência da outra - Pachoca, já fora estabelecida. Não havia qualquer dúvida.

    ResponderExcluir