Seu Francisco e sua promessa...

Trabalho com atendimento ao público e numa dessas chegou seu Francisco. Um simpático senhor de idade, com o pescoço enfaixado e impossibilitado de falar, motivo pelo qual se comunicava escrevendo. Como me é de costume, enquanto o atendia, procurei conversar e conhecer um pouco de sua história, o que me deixou entusiasmado, devido a algumas coincidências.

Primeiramente ele disse (escreveu) que morou por anos na minha cidade natal (muito distante de onde trabalho, diga-se de passagem), fato que nos aproximou logo de cara. Além disso, ele também é torcedor do Auto Esporte de João Pessoa (o que, convenhamos, não é fácil de se encontrar por aí).



Outra coisa que me surpreendeu é que ele não apenas gosta de futebol, mas é locutor nas rádios! Não imaginei que aquele homem "mudo" utilizaria como seu principal instrumento justamente a voz. Disse que estava há alguns meses afastado, por conta da cirurgia na garganta, mas que em breve retornaria aos trabalhos e dedicaria um gol a mim no próximo jogo. Eu, que gosto do esporte, senti-me prestigiado.



Combinamos então de ele me avisar antecipadamente, para que eu possa acompanhar a partida pelo rádio e testemunhar, com a minha esposa, o cumprimento da promessa.



Na verdade, o que mais me impressionou foi a vontade contagiante de um idoso, cirurgiado, em voltar a trabalhar e ter sua vida social como antes. É um exemplo de cidadania bem sucedida, em detrimento a tantos outros que, por causa da idade, perdem o espaço no mercado de trabalho, são socialmente marginalizados e, não raro, por razões óbvias, amargam no fim da vida os horrores da depressão... Queria eu chegar a essa idade com o mesmo astral e a mesma força... Seria uma dádiva da vida.



No mais, espero o dia do jogo e que, principalmente, o placar não termine como comece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário