Determinismo


O homem é produto do meio. O homem é produto do meio? O comportamento das pessoas é ou não fruto do contexto histórico, social, econômico, cultural, familiar, afetivo, etc? Se tudo influencia, até onde vai a nossa liberdade? Até que ponto somos de fato responsáveis por nossas escolhas? O livre arbítrio por si só justifica a independência do homem diante de tudo que o cerca? Somos mais fortes que nós mesmos? Ou somos marionetes de uma poderosa superestrutura que nos domina?

As pessoas são iguais ou diferentes? Em quê? Na sua essência, a espécie humana é a mesma de séculos passados? Mudamos muito, nada ou só um pouco? Por que tantos finais iguais para tantas histórias semelhantes? Por outro lado, como explicar reações tão surpreendentes, quando nem mesmo o mais entusiasmado dos humanistas seria capaz de arriscar? Será que faríamos a diferença em outro contexto? Somos mais bacanas do que eles, mesmo? Tá no sangue, no gene, na alma, aonde está? Está em algum lugar? O bem se aprende? O mal se ensina? Violência gera violência ou isso é verdade só para os violentos?

Existe uma massa de gente, mas que vivem escondidos. Gente que a gente não conhece, e que por isso talvez nem exista... Gente violentada, mal amada, ignorada, desprezada. Gente com quem a gente não se preocupa. Gente que só atrapalha. Gente ruim, alma sebosa, que não quer voltar pra casa, que não quer estudar, que não quer ser alguém na vida... Gente-lixo, que deve ser jogado fora, para não contaminar os outros. Gente que mata, morre, gente sem razão, sem sonho, inconsequente, mas que sabe muito bem o que está fazendo... Gente estranha, esquisita, gente errada, gente mesmo diferente.

Gente que quando fica grande a gente enjaula (e que fique enjaulado para sempre). Gente que vai matar nosso filho, a velhinha, a criança, o homem de bem... Gente com quem a gente tem que tomar cuidado, porque vai nos matar também...

Gente que não faz parte. Porque não quis, porque não quer. Gente contra quem a gente clama justiça! Que deve pagar pelo que fez. Gente burra, que escolhe o pior caminho. Que sabe que não é certo, que não vai chegar a lugar algum, mas mesmo assim escolhe. Gente que pede pra apanhar, pede pra morrer... Gente que só resolve levando um pau bem grande, pra vê se... Se ajeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário