A macumba de Pachoca

Pachoca era uma mulher de vida fácil. Prestava serviço no baixo meretrício de Santa Rita na década de 50. Chegara por lá aos quatorze anos, expulsa pelo pai, quando descobriu que a menina não era mais "moça". No entanto, ela podia apostar que sua vida era bem difícil, e o demostrava com argumentos bastante convincentes. Não queira saber...

Pachoca fazia a alegria dos varões da região e, por isso mesmo, às vezes ocasionava algumas confusões. Acho que Pachoca aprendeu tudo muito cedo, pois, passados alguns anos, enfrentava os problemas com muita propriedade e uma expontaneidade surpreendente. Não tinha nada a perder.

Era segunda-feira, logo cedo, umas oito da manhã. No meio da rua, a esposa foi tomar satisfação com Pachoca. Se atracaram ali mesmo e, naquele puxa-cabelo, alguém interveio separando-as.

   - O que é isso, comadre? Vá pra casa! Não se troque com essa mulher... Vá para casa.

   - Ela tá fazendo macumba pra tirar o meu marido! Ela tá fazendo macumba!

Pachoca responde enfaticamente de imediato, com a autoridade de uma especialista no assunto. Levantando a saia com a esquerda e batendo na "bicha" com a outra, falou orgulhosa:

   - Olha aqui a minha macumba! Olha aqui a minha macumba!

Ao que dizem, a macumba de Pachoca deixou muitos homens "apaixocados"...

A solução é simples.

Desde o dia em que ouvi esta frase (há muito tempo) não a tirei da cabeça: “Para todo problema complexo existe uma solução clara, simples e errada”. Não sei quem me disse nem se tem autoria reconhecida. Achei que seria uma daquelas inúmeras frases que a gente ouve, admira e rapidamente esquece (aquelas do Facebook). Esta me impactou. Não consigo desmenti-la, nem ao menos contestá-la. Assino em baixo.

A imaturidade (ou a irresponsabilidade) costuma dar soluções claras e simples para tudo, como se todos os problemas pudessem ser resolvidos num passe de mágica, como as redações do vestibular: a educação resolve tudo. Por que não resolve a crise europeia, que conta com uma população das mais qualificadas neste aspecto? Já tem gente se suicidando por lá...

Quando se está inserido em um grande problema, buscando concretamente as soluções adequadas, vemos que “o buraco é mais embaixo”, que uma aparente solução gera outras dificuldades (às vezes, igualmente graves), montando-se um verdadeiro quebra-cabeças da vida real... Por isso resisto aos conselheiros e às soluções infalíveis, fáceis e miraculosas..., que geralmente não encontram respaldo nas situações concretas.

Inclusive, na nossa vida, a melhor solução quase sempre é aquela que resolve o problema maior, criando (inevitavelmente) outros problemas menores, que, diante dos fatos, tornam-se irrelevantes, suportáveis... São raros os casos em que extirpamos por completo um mal da nossa vida, sem nenhuma consequência indesejável, para nós mesmos ou para os outros.

Lembrei-me dos políticos. Não existe coisa mais mentirosa que um comício. Esse discurso mentiroso deslavado faz parte do jogo. Ninguém (ou quase ninguém) votaria em um candidato que tratasse os problemas com um realismo sóbrio, sincero e desestimulante. O momento mesmo é para aquelas mentiras esperançosas que a gente gosta de ouvir, que não passam de soluções claras, simples e erradas.

No mais, larguei a preguiça, pesquisei na internet e vi que esta frase é atribuída a um escritor irlandês chamado “George Bernard Shaw”.

“Para todo problema complexo, existe uma solução clara, simples e errada”.