Que bicho é o seu?

Me chamavam de "Leopardo" e de "Leão", por causa da semelhança com o meu nome... Eu até que gostava. São animais bonitos, com destaque na selva... Para um garoto, entendia como um elogio. Mas com o passar do tempo, já um "velho barbado", vejo que não guardo qualquer identificação com estes felinos. E qual é então o meu bicho?

Sem dúvida, o meu bicho é a "Tartaruga". E com muito orgulho!

Primeiramente porque venero a sua paciência. Ela é o retrato da paciência, a paciência em "pessoa". E eu sei o quanto isso é importante na vida, porque me faz falta às vezes... Têm coisas (muitas coisas) que a gente não controla, não tem poder (especialmente sobre as pessoas), e, nestes casos, precisamos ter paciência... Por isso ela me inspira profundamente. Fico "zen" admirando uma tartaruga, como poucas coisas na natureza...

Outra coisa que me fascina é a proteção do seu casco. Diante do perigo, ela se encolhe e fica ali, escondida, protegida, segura e tranquila... pelo tempo que for necessário. Quem não gostaria de ter um esconderijo desses, para de vez em quando se refugiar e ficar protegido dos tormentos, perturbações e problemas, só por um momento? Ah, eu com um casco desses...

Ela também vive muito. Se você pegar uma tartaruga pra criar, ela vai enterrar toda a família, incluindo os netos... É mole ou quer mais?

Ela também é devagar. A vida tem seu próprio ritmo. Às vezes o ritmo é lento e não há muito o que fazer... Inclusive, tem certas coisas importantes na vida que é melhor que se faça devagar mesmo, para não correr o risco de errar e ter que refazer tudo de novo... não é mesmo? Ouvi uma frase que fala um pouco sobre isso, a qual me impactou de imediato:
"Mude, mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade"
(Edson Marques).

Acho que não é à toa que uma das músicas que eu mais gosto é aquela:
"Ando devagar, porque já tive pressa
E levo esse sorriso, porque já chorei demais"
(Renato Teixeira & Almir Sater).

3 comentários:

  1. Grande Léo!

    Não é que deixei passar essa virtude em você. O seu texto lembrou o meu querido pai que está com Deus. Ele sempre falava que "A pressa é inimiga da perfeição" e, fazia questão de demonstrar a diferença entre as coisas realizadas dentro do tempo normal e as que eram feita apressadamente. Não dava outra. Os defeitos eram gritantes. Quanto ao animal - com a cara da gente - ás vezes nós nos sentimos no topo e os outros nos veem na base, bem ali onde está toda a massa. O importante não é com qual animal agente se identifica mas se nós vamos, no mínimo, reproduzir as boas coisas do bichinho escolhido. A hiena come restos, anda de cabeça para baixo, só se acasala um vez por ano e ainda vive dando risadas. Sabe por que? È fiel, o bando protege a rainha quando fica velha, os filhotes são o centro da atenção do bando. Se todos os humanos fossem assim o mundo seria muito melhor. Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Belo comentário, D. Lourdes! Como sempre, enriquecedor.
    Quero só explicar que não me acho uma pessoa paciente... Admiro essa virtude (e igualmente o bicho) justamente porque me falta... A paciência para mim é um esforço, por isso preciso me inspirar em alguma coisa...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei bem qual é o meu bicho... acho que são vários, dependendo do momento kkkkkkkkkk... Bem a minha cara isso, não é? "Intensa". Ás vezes gostaria de voar e poder ir para um topo de uma montanha, olhar tudo sem ser vista e pensar em tudo sem ser interrompida... outras vezes gostaria de "ouvir o silêncio" do oceano ou sentir o "poder" do leão e ir a luta ou receber a proteção da hiena, ou ainda ficar parada como a preguiça ou divertir-se como os macacos prego... Como disse... tudo depende da "flexibilidade do rabo da lagartixa" kkkkkkkkkk... Ótimo texto que nos leva a refletir, bjs.

    ResponderExcluir